Banner
 
 
 
 
     
 
 

Teste sua conexão

Você escolhe!

Município de Mariluz realizou a II conferência de segurança alimentar e nutricional de Mariluz 2015 PDF Imprimir E-mail

Na última sexta feira, foi realizada no Clube do Idoso a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mariluz PR, o evento contou com a presença de produtores e representantes, Juarez dos Santos Junior representante do Poder Executivo Municipal, André de Sá Ribeiro Secretário de Agricultura, Gê Secretária de Saúde, Eliane Henrique de Oliveira Secretária Municipal de Educação, Vera representante do CONSEA, Lena Marinho representante da Assistência Social e Antônio de Pádua Salvado representante do EMATER-PR, o público foi estimado em cerca de 100 pessoas.

A palestra magna ficou por conta da nutricionista Dirlene Pereira de Lima, que abordou a importância da alimentação saudável na vida das pessoas, e destacou:

“O excesso de produtos químicos como conservantes e agrotóxicos são prejudiciais à saúde, os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis que os alimentos industrializados, e quanto mais o produto for processado, mais nocivos são à saúde”.

Também foi relembrada a obrigatoriedade da rotulagem de frutas e hortaliças in natura, essa nova regra visa promover a comercialização de alimentos seguros, o acesso à informação permite rastrear a origem dos produtos, e também a realização de analises de agrotóxicos.

Durante o evento foram eleitos os delegados para representar o município na Conferência Regional. Por fim foram divididos os agricultores em três grupos, com a finalidade de debater as propostas a serem implantadas, foram discutidas pautas para auxiliar e incentivar a produção de alimentos saudáveis, agricultura orgânica, eco agricultura, a retirada progressiva de agrotóxicos da produção de alimentos, incentivo ao comercio direto entre produtor e consumidor e auxilio técnico na produção de alimentos. 

Mais Fotos

 

 
Município de Mariluz, Ação Social e Provopar Paraná, realizaram a entrega de centenas de cobertores para familias de São Luiz e Assentamento PDF Imprimir E-mail

Foi realizado na tarde da última terça-feira dia 23 e junho, a entrega de 400 cobertores as famílias residentes no distrito de São Luiz e assentamento. A iniciativa teve como intuito facilitar o deslocamento das famílias da zona rural, a equipe da ação social de Mariluz, representado pelos secretária Lena Marinho e pelo secretário de planejamento do Município Nuno Alves estiveram à frente do evento realizando a entrega dos cobertores. A entrega dos cobertores contou também com a participação e apoio da da diretora da escola Municipal Augusta Gutierrez, a senhora Marcia Pinelli, que um dia antes da entrega das cobertas, fez entrega de tickets a pais e alunos da escola. No evento centenas de famílias foram beneficiadas com os cobertores doados pelo Provopar-Paraná, e a campanha espalhe calor 2015 do Governo Estadual.

Mais Fotos

 
Você vota! você escolhe! qual dessas duplas se apresentarão no aniversário de 52 anos, de nossa Cidade PDF Imprimir E-mail
 
Campanha Nacional contra a gripe 2015 PDF Imprimir E-mail
Atenção! você que tem entre 58 a 59 anos de idade, agora você já pode ser vacinado contra a gripe! a campanha de vacinação contra a gripe continua. Atenção! você que levou seu filho para tomar 1ª dose, precisa leva-lo para receber a 2ª dose da vacina. Mais não se esqueça desse compromisso com a sua saúde.
 
Secretaria de Agricultura de Mariluz realizou importante reunião com produtores de alimentos de nosso Município PDF Imprimir E-mail

Na tarde da última sexta-feira, 19 de junho, houve mais um encontro entre agricultores e representantes do conselho, desta vez o encontro ocorreu na sede do Sindicato Rural Patronal de Mariluz, participaram do encontro o André de Sá Ribeiro, Secretário de Agricultura e Meio-Ambiente, Antônio de Pádua, Extencionista e representante do EMATER-PR, Amarildo Paulique, Presidente do (CMDRS), Carlos Cézar Diretor do SAMAE, Ivonete Souza do Nascimento coordenadora pedagógica do Município, produtores João Sabatine, Antônio Marquetti entre outros. A reunião foi acompanhada pelo Presidente do Sindicato Rural Patronal local Mar Sakashita e seu vice Davi Lucacin.

O encontro dos produtores serviu para discutir sobre a segurança alimentar de produtos e alimentos oriundos do campo tais como frutas, verduras, carne e a feira dos produtores de Mariluz, além disso, foi discutido a respeito dos recursos destinados à zona rural, como e onde serão utilizados, como por exemplo, calcário, resfriadores de leite e readequação de estradas rurais de nosso Município.

Na mesma reunião foram sanadas algumas dúvidas de produtores referentes a financiamentos em bancos, com a presença do gerente do Banco do Brasil José Osvaldo, que esclareceu dúvidas. Outro tema abordado foi sobre a exportação de carne bovina e suína, e zona livre da aftosa sem vacinação que irá facilitar a exportação desses produtos a mercados europeus e asiáticos, que antes sofria com os famosos embargos sanitários, com isso os nossos produtores de gado de corte e leite irão sentir em breve as vantagens dessa medida.

Entretanto no encontro foi decidido que mais encontros desse caráter serão realizados ainda nesse ano de 2015, para se ter uma união mais forte e fortalecida entre os produtores, tanto de produtos de origem vegetal quanto animal, o que só faz fortalecer o meio rural de Mariluz, uma vez que essas reuniões servem para tirar dúvidas e trocar informações, segundo os produtores a reunião foi muito proveitosa e servirá de base para futuros encontros.  

 

 

 


 

 
População Mariluzense recebe centenas de cobertores doados pelo provopar Paraná PDF Imprimir E-mail
O Provopar Estadual promoveu a entrega de 500 cobertores para as famílias atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Mariluz.O evento de entrega foi realizado no dia 18/06, no Clube do Idoso, com a presença do prefeito Paulinho Alves, e da presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, deputado estadual Tião Medeiros, e do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.
Em sua fala o prefeito municipal Paulinho Alves, disse que os cobertores chegaram no momento crucial, haja vista que, este ano o inverno promete ser rigoroso, e esta ajuda facilitará a vida de muitos mariluzenses.Estiveram presentes também a secretária de Assistência Social, Lena Marinho, além de vereadores, servidores municipais e convidados.
 
Município de Mariluz realizara a III conferência Municipal dos direitos da pessoa idosa PDF Imprimir E-mail
 
Município realizara na próxima semana a II conferência Municipal de segurança alimentar e nutricional de Mariluz PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de Mariluz e a secretaria de agricultura e meio-ambiente de nossa Cidade, está convidando os produtores de alimentos, os proprietários de estabelecimentos que serve refeições, consumidores e População em geral que queira participar da II conferência Municipal de segurança alimentar e nutricional de Mariluz, que ocorrerá no dia 26/06/2015 a partir das 13:00 no clube do idoso situado à Av. Coronel Galdino de Almeida. O evento terá como tema central: Comida de verdade no campo e na Cidade,  por direitos e soberania alimentar.  Sua presença será muito importante neste evento.

 

Rede Social

Banner

Concurso e T.S.

Banner

Programa

Banner

Contato

Banner

Plano Diretor

Banner

Agenda G.E.

Banner

Tempo

Denuncie

Banner
 
  Avenida Marilia, 1920 - CEP 87.470-000 - Fone: (44) 3534-8000 - E-mail: mariluz@mariluz.pr.gov.br