Você escolhe!

Coletas para Análise de Doenças Virais PDF Imprimir E-mail

A prefeitura municipal de Mariluz por meio da Secretaria da Agricultura auxiliou pesquisadores da Universidade Federal do Paraná durante a semana passada, graduandos e pós-graduandos do curso de Medicina Veterinária visitaram a propriedade de Nelson Dias Ferraz e fizeram coletas para análise de importantes doenças virais, como Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, Diarreia Viral Bovina, Rotavirose e Leptospirose.

Todas essas doenças causam grandes impactos econômicos aos produtores rurais e através da pesquisa se busca informações de como essas doenças se apresentam de forma geral em nosso município e região, como também buscar as melhores ferramentas para combatê-las. Com isso a pesquisa envolve como parceiro a multinacional ZOETIS de medicamentos e vacinas que cedeu vacinas específicas para diarreias neonatais causadas principalmente pelo rotavírus, essas vacinas foram utilizadas durante o estudo na propriedade de Nelson Dias Ferraz.

Veja Fotos

Ao fim de toda a pesquisa será realizado um dia de campo para os produtores de Mariluz com a UFPR, ZOETIS, Prefeitura e Coamo para mostrar a importância da prevenção dessas doenças nos rebanhos. A doença principal nessa pesquisa é a rotavirose, principal responsável de morte em bezerros. A grande quantidade de partículas virais eliminadas nas fezes dos animais infectados por rotavirus e a resistência das partículas ao meio ambiente facilitam a contaminação ambiental e o ciclo de infecção nos rebanhos. Além da resistência da partícula viral, aspectos ligados ao ambiente, manejo, nutrição e estado imune dos animais são considerados como fatores de risco para bezerros leiteiros e podem contribuir para aumentar a incidência da rotavirose nos rebanhos.