Na última quarta-feira (11), Mariluz inaugurou o TEAmparar – Centro Municipal de Atendimento Educacional e Terapêutico ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O prefeito Paulinho Alves, o vice-prefeito Fernando Santos, vereadores, o representante da SESA-PR, Marcio Bonesi, secretários municipais, diretores de departamentos, a comunidade em geral e toda a equipe de trabalho do Te Amparar participaram do momento histórico.
Responsável pelo treinamento e capacitação da equipe de trabalho, a Dra. Lesley Sartori Iria participou da cerimônia de inauguração e destacou que se sente orgulhosa e muito feliz por ter feito parte desta importante conquista para o município, além de ter contribuído com a capacitação da equipe do projeto TEAmparar.
Além da grande importância de o município contar com um espaço especializado para atender e acolher crianças com Transtorno do Espectro Autista, a inauguração representou o fim de uma longa espera e a concretização de inúmeras reivindicações feitas pelos pais.
O Centro realizará atendimento educacional e terapêutico especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco principal nas crianças. O objetivo é oferecer estimulação adequada, suporte contínuo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento das crianças autistas do município.
O TEAmparar disponibilizará atendimentos nas áreas de psicopedagogia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e nutrição, promovendo um acompanhamento multidisciplinar e integrado. O espaço também conta com salas planejadas e adequadas para cada tipo de atendimento, garantindo um ambiente estruturado, acolhedor e apropriado para o desenvolvimento das atividades fisicas, terapêuticas e educacionais.
Fazem parte da equipe de trabalho: Lena Marinho – Psicopedagoga e Coordenadora; Mara Martins – Terapeuta; Suzete Pensin – Psicopedagoga; Dra. Ana Carolina de Souza Alves – Coordenadora Técnica e Psicóloga; Giseli Sayuri – Fisioterapeuta; e Simoni Berton – Nutricionista.
A servidora pública e mãe da pequena Luiza, Francieli da Silva Baleeiro, ressaltou o impacto positivo da realização dos atendimentos em Mariluz. Segundo ela, anteriormente era necessário se deslocar diversas vezes ao mês até a cidade de Umuarama para garantir o acompanhamento da filha, o que tornava a rotina muito cansativa, tanto para ela quanto para a criança.
Em sua breve fala, o vice-prefeito Fernando Santos destacou a imensa alegria de participar de um momento único na história recente do município e a felicidade de fazer parte da inauguração de um espaço que vai acolher e contribuir significativamente para a formação e a qualidade de vida das crianças que serão atendidas no Centro TEAmparar.
“Quero que todos vejam com bons olhos este centro que estamos inaugurando hoje. Para mim, é uma honra e um profundo sentimento de gratidão participar da inauguração, em nosso município, deste espaço que irá acolher nossas crianças e oferecer a elas a oportunidade de uma formação ainda melhor. Que aqui elas possam desenvolver sua autonomia, conquistar mais independência, viver com dignidade e intensidade, e desfrutar, a cada dia, de novas descobertas, aprendizados e conquistas.” disse Paulinho Alves, prefeito de Mariluz.