Na última sexta-feira (15), o município de Mariluz foi palco da abertura do 72º Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional 2026. Mesmo com o tempo chuvoso, um grande público compareceu para prestigiar a cerimônia de abertura da competição no Ginásio de Esportes Álvaro Dias.
Prestigiando e participando do evento, o prefeito municipal Paulinho Alves e o vice-prefeito Fernando Santos estiveram presentes, acompanhados do diretor municipal de Esportes, Aparecido Pereira da Silva, secretariado municipal, chefes de departamento e vereadores.
Também participou da abertura representando o Núcleo Regional de Educação de Goioerê, o técnico de Educação Física/Coordenador do NRE de Goioerê e do 72º JEPS, Rosimar Pereira da Silva.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrada da atleta mariluzense multicampeã, Danielle Lima de Araújo, portando a tocha olímpica. Em seguida, ela acendeu a pira, simbolizando o fogo simbólico dos jogos.
Outro momento aguardado foi o juramento do atleta, proferido pelo jogador de futsal também multicampeão Allan Bossoni de Pádua.
Após o juramento, os alunos celebraram juntos em um momento de confraternização. Na sequência, para encerrar a abertura, o público acompanhou uma belíssima apresentação artística e performática do grupo Amor e Arte, de Maringá, com o espetáculo “O Esporte é Show”.
Os Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional em Mariluz são promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte (Paraná Esporte) e do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, com a realização da Prefeitura Municipal de Mariluz, por meio da Divisão Municipal de Esportes.
O 72º Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, tem como objetivo promover o esporte educacional por meio de diversas modalidades esportivas, oportunizando a participação dos estudantes e despertando o gosto pela prática esportiva com fins educativos e formativos.
Neste ano, o evento conta com a participação de 9 municípios, 31 estabelecimentos de ensino e 8 modalidades esportivas, reunindo aproximadamente 1.350 atletas e membros das comissões técnicas. Estão disputando os jogos as delegações de Boa Esperança, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Ubiratã e Mariluz.