Passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Publicado em: 18/05/2023 15:38 | Fonte/Agência: assessoria de imprensa

Hoje (18/05), foi realizada uma grande passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio das equipes do CRAS, CREAS e conselho tutelar, em parceria com as escolas da rede municipal e estadual de ensino e a Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos e participantes da passeata saíram de fronte ao Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e seguiram o trajeto a pé pela Avenida Marília, com carro de som e cartazes, até o Paço Municipal, onde a Secretária de Assistência Social Lena Marinho e a Vice-prefeita Cristina Alves usaram a palavra para falar sobre a importância de combater e denunciar o abuso sexual de crianças e adolescentes em nosso município.

Sobre as ações: nos últimos dias, foram realizadas atividades nas escolas municipais Manoel Ribas, Augusta Gutierrez, no Distrito de São Luiz, e nos CMEIs. As ações foram feitas por meio de cartazes, apresentações lúdicas e pinturas. Ainda, durante essa semana, serão realizadas mais ações pelas equipes do CRAS, CREAS e da Saúde.

Qual o significado do dia 18 de maio: Essa data foi escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes devido ao "Caso Araceli", crime que aconteceu em Vitória (ES) nesta data, no ano de 1973, e até os dias atuais os culpados seguem impunes. Em razão disso, foi criada esta data com o intuito de reforçar a necessidade de combater esse mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Como denunciar: Procure o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar ou disque 100. A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país.

"O corpo de nossas crianças é sagrado! Não deixem que ninguém toque em seu corpo, não permita que pessoas más os abusem. Não se calem! Não tenham medo de denunciar um abuso tentado ou sofrido aos seus pais, professores ou alguém de sua confiança." Ressaltou Cristina Alves.