O Programa Academia da Saúde é sucesso em nosso município

 

Publicado em: 23/05/2023 14:40 | Fonte/Agência: assessoria de imprensa

Whatsapp

 

O Programa Academia da Saúde (PAS), aderido pelo município em 2018, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população.

Esses espaços públicos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde, caminhada e atividades físicas fazem parte da metodologia aplicada por profissionais qualificados.

Ao todo são 54 pessoas entre jovens, adultos e idosos que participam dos encontros que acontecem nas manhãs de terças, quartas e quintas-feiras, as atividades físicas ocorre de forma dinâmica sempre atendendo e incentivando os participantes como a atividades físicas ajudam no combate a doenças e em uma saúde cada vez melhor.

Para a participante dos encontros dona Alzira Franco de 76 anos, a prática de atividades físicas é de suma importância para uma saúde cada vez melhor. “Fui convidada a participar dos encontros por amigos e desde então estou há 06 meses participando, é muito importante isso em nossas vidas pois com as orientações e atividades corretas desenvolvidas pelos professores Júlio e Gilbran a nossa saúde fica cada vez melhor”, falou.

A ideia do programa surgiu inspirada em algumas iniciativas que vinham sendo desenvolvidas em diversos municípios como Recife/PE, Curitiba/PR, Vitória/ES, Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras ações de promoção da saúde, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer e de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo poder público. A avaliação positiva dessas experiências reforçou a ideia do fortalecimento de iniciativas semelhantes em todo o país na forma de um programa nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde.