Na última sexta-feira (18) no Centro de Atendimento Multiprofissional Doutor Makoto Kato foi lançado o Projeto Pessoas Ativas Mariluz Mais Saudável

Publicado em: 21/08/2023 16:52 | Fonte/Agência: assessoria de imprensa

Está provado que a prática regular de atividade física contribui para a prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis tais como doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabete, cancro da mama e do cólon. Também ajuda a prevenir a hipertensão, excesso de peso e obesidade e contribui para a saúde mental, melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

O projeto pretende reduzir a inatividade física e ajudar a prática de atividades físicas para os participantes. O projeto tem como idealizador o professor de educação física, Júlio Cesar de Souza Reis, seguindo os parâmetros e objetivos do plano de ação global para atividade física da OMS, cujo preceito é reduzir a inatividade física em 10% até 2025 e 15% até 2030. Os participantes, muitos já na melhor idade, receberam serviços e avaliações de saúde como: avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, testes de diabete e glicemia capilar, vacinação e suprimento vitamínico.

A ação do Projeto Pessoas Ativas Mariluz Mais Saudável será realizada e acompanhada trimestralmente com suporte técnico de todo corpo profissional da Secretaria Municipal da Saúde que acompanhará o desenvolvimento dos participantes que segue em paralelo com o Projeto Academia da Saúde (já existente no município) que atende cerca de 80 pessoas de diferentes idades.

“Esse é só o início de um projeto que vai melhorar cada vez mais a saúde dos nossos alunos, vários serviços da saúde estão sendo oferecidos a eles e com diferentes profissionais da saúde que vão acompanhar o desenvolto destas pessoas”, ressaltou o Professor Júlio Cesar de Souza Reis.

Júlio frisa que o espaço para novos participantes é aberto e os encontros acontecem na Academia da Saúde ao lado da UBS – Claudinei Solcia nas segundas e quartas-feiras das 07h40 às 09h.

Estiveram presentes no lançamento do projeto o Prefeito Paulinho Alves, Chefe de Gabinete Fernando Xavier, Secretária da Saúde Ângela Maria de Almeida e Profissionais da Saúde.