o Dia Nacional de Combate ao Fumo em Mariluz, foi celebrado com uma palestra sobre os perigos e os danos que os cigarros eletrônicos causam à saúde dos usuários.

 

Publicado em: 30/08/2023 10:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 

Na terça (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo em Mariluz, foi celebrado com uma palestra sobre os perigos e os danos que os cigarros eletrônicos causam à saúde dos usuários.

A ação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida e foi coordenada pelas vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de nosso município.

A palestra foi ministrada aos alunos da instituição de ensino pelo Dr. Venino Moura da Silva Neto, médico da Estratégia em Saúde da Família. Ele transmitiu orientações e dados sobre os danos à saúde que os aparelhos de fumar eletrônicos causam nos jovens e nas pessoas que os fumam.

Quais são as consequências que os cigarros eletrônicos podem causar? São diversos os tipos de câncer, como o pulmão, esôfago, estômago e bexiga, doenças pulmonares, como o enfisema e doenças cardiovasculares.

Segundo a Chefe da Divisão Municipal de Vigilância Sanitária, Nancy Mendes Kato, é importante salientar que a venda, importação e a propaganda, até mesmo pela internet, de quaisquer tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e o uso dos mesmos em ambientes fechados e coletivo é proibido, pois se trata de produto fumígeno. E esses dispositivos também entram de forma ilegal em nosso país por meio de contrabando.