Mais uma ação de proteção e conservação de nascentes foi realizada em nosso município

Publicado em: 20/09/2023 16:37 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Agricultura, através da Divisão Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o IDR-Paraná, está realizando ações de proteção e conservação de nascentes no nosso município.

E nesta quarta-feira (20), o Projeto Água Limpa realizou mais uma ação para proteger e preservar nascentes. A ação de hoje ocorreu às margens do córrego Água do Pachelli. Ao todo o Projeto já recuperou 04 nascentes de água na zona rural de Mariluz.

Além disso, uma equipe de campo da M.A Maquinas e os alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, plantaram cerca de duzentas mudas de árvores nativas de diversas espécies. Elas foram plantadas no entorno da nascente recuperada.

Segundo o Chefe de Meio Ambiente Fábio Soares Clemente, os trabalhos são para preservar e garantir que as nascentes não sequem, mesmo em períodos secos. Além da proteção que previne a contaminação e assegura a disponibilidade de água de qualidade na região.

“Para a proteção das nascentes é usada uma técnica à base de solo cimento, bastante difundida no meio rural. A fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos e por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento”. Disse - Rogério Fernando Barbosa, Técnico em Meio Ambiente do IDR-Paraná.