Festival de Poesia “Declare seu amor ao município”

Publicado em: 10/10/2023 13:22 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Na sexta-feira (06), na sede da Secretaria Municipal de Educação, foram escolhidas as poesias do Festival de Poesia da 11ª Regional de Cultura, sob o tema: “Declare seu amor ao município”.

O festival é organizado pela COMCAM de Campo Mourão-PR, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com as Prefeituras, Secretarias Municipais de Educação e Secretarias de Cultura.

O propósito do evento foi reunir estudantes da rede pública de ensino que apreciam a poesia e se interessem em elaborá-la a partir de fatos, lugares, paisagens ou momentos do município em diferentes estilos.

Os estudantes do quinto ano das escolas Municipais Manoel Ribas e Augusta Gutierrez participaram do Festival de Poesia. Estiveram presentes no evento o Diretor Municipal de Cultura Edilson Xavier, a Secretária Municipal de Educação Selma Maria Edwiges, pais dos alunos e professores.

Uma Comissão Julgadora foi formada por professores da nossa cidade, que examinaram cuidadosamente as poesias e as analisaram com muito cuidado. Após a análise, concluíram que a poesia vencedora foi "Minha Cidade":

Mariluz, uma cidade tranquila e pequena com árvores e jardins. A igreja de duas torres enfeita a praça com belas flores. Seus habitantes muito amor tem por essa cidade que é só felicidade. Aqui nasci, importante para mim ela é, 60 anos esse ano fará, com muita dedicação meu sonho se realizará.

1º Lugar – Vitória Rafaela dos Santos Batistela. (5º B) Escola Municipal Manoel Ribas - Professora Adriana Guedes.

2º Lugar – Mariana Ferreira da Silva. (5º A) Escola Manoel Ribas – Professora Adriana Guedes.

3º Lugar – Laura de Souza Nascimento. (5ª A) Escola Manoel Ribas – Adriana Guedes.

4º Lugar – Maria Eduarda Hamura. (5º A) Escola Municipal Augusta Gutierrez Lopes – Professora Jeane Aparecida Neves.

5º Lugar - Daniel de Oliveira Lombardi. (5º B) Escola Manoel Ribas – Professora Adriana Guedes.

Todos os estudantes que participaram foram agraciados com uma bela cesta de café da manhã e medalhas. A aluna vencedora representará o nosso município na etapa Regional do Festival de Poesia, em Campina da Lagoa-PR.

“O concurso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a COMCAM, estimulou a expressão artística e o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes ao nosso município. Todos os participantes estão de parabéns, nossos alunos e poetas ajudaram a construir as poesias que nos encantaram com as suas palavras e nos fizeram refletir sobre a importância de cuidarmos do nosso município, que é nosso lar, orgulho e inspiração. Que mais ações como essa aconteçam, que os alunos e também os adultos. Que mais ações como essa aconteçam, que os alunos e também os adultos continuem escrevendo e expressado os seus sentimentos através da poesia”. Disse - Edilson Xavier.