Reunião sobre o Projeto Geoparque Caiuá

Publicado em: 07/11/2023 09:25

Reunião sobre o Projeto Geoparque Caiuá

Foto: Lucas Frazão

No último dia 01/11 o Município através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Oeste realizaram reunião sobre o Projeto Geoparque Caiuá, no encontro foi discutido e tirado dúvidas sobre o projeto Geoparque Caiuá, que visa promover a valorização e preservação das riquezas naturais e culturais da região.

Na oportunidade, conversou sobre o projeto; professor Dr. Lucas Sant’Ana, coordenador do projeto idealizado pelo município de Cruzeiro do Oeste, que explicou e compartilhou detalhes de como funciona o projeto Geoparque Caiuá.

“Rico em detalhes sobre o projeto que englobam as cidades de Cruzeiro do Oeste, Mariluz, Alto Piquiri, Tuneiras do Oeste e Formosa do Oeste, cada uma com seu patrimônio geográfico que tem potencial significativo e relevância cientifica, educativa, cultural e turística o professor Dr. Lucas Sant’Ana pode ressaltar a importância do projeto para a cidade e a geração de novas oportunidades de atrair visitantes e impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade”, disse Fabíola Campos, Secretária de  Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo.

O que é um Geoparque?

Um Geoparque é uma área geográfica que possui um patrimônio geológico de relevância científica, educativa, cultural e turística. Essa região engloba geossítios e paisagens naturais excepcionais, e seu objetivo principal é promover a proteção e o uso sustentável desses recursos únicos.

Participaram da reunião que aconteceu na manhã da quarta-feira 01/11, Chefe de Gabinete, funcionários públicos, Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Oeste, proprietários rurais, Diretor Regional do IDR – Paraná, presidente da Câmara de vereadores, professores, alunos do curso técnico em agronegócio, associações e cooperativas do município.