Publicado em: 19/04/2024 11:28 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa

Ontem, quinta-feira (18), foi realizado em Mariluz o mutirão para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A ação foi uma iniciativa da Secretária do Desenvolvimento Social e Família, Governo do Estado do Paraná, em parceria com os municípios.

O objetivo foi conscientizar a nossa população sobre o autismo e ampliar o acesso às carteirinhas que garantem o acesso prioritário aos espaços públicos e privados das pessoas com transtorno do espectro autista.

O dia 02 de abril é o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, com a campanha “Abril Azul”.

Em nossa cidade, a ação foi organizada pela Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação.

Também foram repassadas orientações à população, adesivagem de veículos que circulavam em vias públicas e emissão de carteirinhas para aqueles que compareceram com os documentos necessários.

As carteirinhas foram expedidas e entregues no momento do atendimento. Além disso, foram entregues os suportes para as carteirinhas com os cordões que identificam o autismo, cujo símbolo é o quebra-cabeça.

Marcaram presença no mutirão o Deputado Estadual e Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, o Chefe de Gabinete, Fernando Santos, e o Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Valério.