Na última semana, entre os dias 3 e 8 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde enviou ao município de Mariluz a Carreta da Saúde da Mulher, ação integrante do programa Paraná Rosa. Durante o período, foram realizados 1.532 procedimentos, entre consultas e exames, beneficiando mulheres de Mariluz, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mariluz através das equipes do Programa Saúde da Familia prestou total suporte à equipe estadual, garantindo o bom andamento dos atendimentos. De acordo com os dados oficiais, em Mariluz foram efetuados 1.175 exames e 357 consultas médicas.
O prefeito Paulinho Alves e o vice-prefeito Fernando Santos acompanharam as atividades, visitando as equipes e conversando com as pacientes atendidas. Paulinho Alves agradeceu ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e ao governador Ratinho Junior pela parceria e destacou que a ação fortalece o cuidado com a saúde preventiva das mulheres, demonstrando o compromisso e a atenção do governo estadual com a população feminina mariluzense e de toda a região.
O serviço da Carreta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. Nele são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (destinado a mulheres de 40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico (Papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide. Além dos exames, o serviço também oferece orientações sobre promoção da saúde e práticas de autocuidado, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.